quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Meia Maratona "TascaduXico" - Pinhal Novo

Pelo segundo ano consecutivo, participei numa das melhores provas a nível nacional. E isto diz tudo! Pinhal Novo mais uma vez recebeu muito bem os mais de 700 bttistas que lá se deslocaram, com expetativas altas, tanto a nível organizativo, como a nível do percurso, ou não estivéssemos a falar da "Serra Mãe"! Conheço já razoavelmente bem a Arrábida, mais, tal como no ano anterior, conseguiram surpreender-me com novos e espetaculares trilhos mesmo ao lado de casa! E esta, hein? Eh eh!



Pontos positivos:

- organização excelente, com muita, e simpática, gente a trabalhar para que este evento fosse o melhor possível;
- não necessitei de ir ao secretariado, pois podíamos levantar as dorsais em várias lojas da região (havia a opção de escolher o local de levantamento), e pude levantar uma semana antes em Palmela. Muito fixe!
- marcações impecáveis, sem engano possível;
- como disse atrás, percurso espetacular;
- abastecimentos (não utilizei grande coisa, mas deu para ver que estavam bem recheados);
- zona de partida/meta, com ótimas condições;


pontos negativos:

- não encontrei, nem sequer pontos menos positivos.


Percurso

Antes de mais, para quem não conhece, Pinhal Novo não fica na serra da Arrábida, mas a uns kms. Logo, obriga a fazer uma certa distância até lá chegar, o que faz desta prova bastante rolante. No entanto, o que aproveitamos da serra (na meia menos que na maratona, obviamente), faz esquecer tudo o resto, e mais uma vez, fomos presenteados com trilhos fantásticos, muitos deles que irão começar a fazer parte dos meus treinos na Arrábida. Uns primeiros 15km a rolar por estradões, onde o pelotão foi bem esticado, permitindo uma entrada no primeiro single track da Arrábida mais pacífica. A seguir a esse single, a subida de parte da "Cobra", e mais um single, este uma descida estonteante e bem inclinada que foi dar à "lagartixa". Mais uns singles, e lá chegámos à maior dificuldade do dia: a subida do Calvário. E o nome faz jus à sua dificuldade: inclinada, muito técnica, barrenta, acabou por ser feita, por mim e 99,9% dos atletas, em parte (uns mais, outros menos) à mão. Mas mesmo assim, nada que não se fizesse, e ainda por cima, acompanhados por umas placas de incentivo/humor negro! Eh eh! A seguir a essa subida, foram mais umas descidas alucinantes até à estrada dos "Barris", de onde depois subimos pelo estradão até ao "Cai de Costas" e mais à frente, mais uma descida espetacular em single até Cabanas de Azeitão. A partir daí, foi rolar por estradões, com alguma areia incluída, até Pinhal Novo.







Prestação

No dia anterior, de forma um pouco insensata, fomos fazer um treino, onde incluía a subida do Calvário. Foi feito a um ritmo baixíssimo, mas após uma semana de muitos treinos, acabei por sentir os seus efeitos. Foi pena, pois tinha como objetivo alcançar o top100, e na zona do percurso mais favorável, senti-me com falta de energia e pernas. Acabei por fazer 120º em 539, a menos de 3 minutos do meu objetivo. Foi uma prestação razoável, e nalguns aspetos, muito satisfatória. Não sou muito bom rolador, talvez por treinar pouco estrada, no entanto, vim melhorando neste último ano, e no último domingo já senti a evolução, pois nos locais onde normalmente tenho maiores dificuldades (início e final da prova a rolar), desta vez aguentei-me bem, principalmente no fim, quando, à semelhança no ano passado, fui ultrapassado por um grupo em ritmo superior, e tentei aumentar o ritmo e acompanhar esse grupo, mas este ano, ao contrário do ano anterior, consegui aguentar o ritmo altíssimo até ao fim, acabando por não perder lugares e até, ganhar alguns, de outros elementos por nós ultrapassados.
Uma palavra para o meu amigo Pedro Morgado, com mais uma excelente classificação, 28º, e para os elementos da Herbalife Team, que com maior ou menor dificuldade, chegaram ao fim com a sensação de dever cumprido e de uma grande manhã de BTT!

Filipe Araújo - 120º
João Pereira- 228º
Luís Granjo - 286º
Joaquim Cruz - 318º

Classificações AQUI



Reportagem da BTT-TV

Sem comentários:

Enviar um comentário