segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meia Maratona "Nos Trilhos da Raia"

Foi a minha primeira participação nos Trilhos da Raia, e também a primeira vez que pedalei pelas terras raianas. Desde já digo que gostei e recomendo!

Sendo Idanha a Nova ainda longe, aproveitámos, eu e a minha esposa, juntamente com o meu amigo Morgado e a sua respectiva, para ir de fim de semana. Era então sexta feira, e lá rumámos a Idanha. Foram dois dias espectaculares, com muito turismo, algumas caminhadas, boa comida, e ainda, de descontração! Aquela zona, além de lindíssima, é um paraíso para quem gosta de Natureza e de desportos de contacto com a Natureza, mas também, para quem, como eu, gosta de História, pois Idanha a Velha, e Monsanto, (entre outros, mas estes foram os locais para os quais tivemos tempo de visitar), são autênticos museus de História, tanto dos tempos antigos, mas também, de modos de estar na vida e costumes já quase perdidos! Muito bom! Já conhecia a zona, mas há muito que não a visitava, e realmente valeu a pena!







Quanto à prova em si, a sua fama precede-a! E realmente, tirando um ou outro pormenor, as expectativas não foram defraudadas, antes pelo contrário.


Pontos positivos:

- organização excelente, onde apesar do número alto de participantes, tudo parecia feito naturalmente, sem stresses ou confusões;
- percurso fantástico, mesmo ao meu gosto, muito diversificado, durinho, e com paisagens deslumbrantes;
- ambiente espectacular durante o fim de semana, com muito atletas a invadirem Idanha, e a serem bem recebidos;
- almoço muito bom, muito bom mesmo.


Pontos menos positivos:

- a organização deveria repensar aquela parte final em alcatrão, antes da chegada à meta, pois não se acautelou a segurança dos atletas, com muitos carros a passar, e sem membros da organização a controlar a situação.


Percurso:

Costumam referir-se a Idanha e à zona envolvente, a catedral do BTT. Não sei se será mesmo assim, pois Portugal é rico em locais fantásticos para se pedalar, mas que este é um desses locais, aí não restam dúvidas! Apesar do pó e a secura dos terrenos, o percurso foi fantástico, muito equilibrado, com uma zona de sobe e desce, outras mais para rolar, e ainda, zonas bastante técnicas, e quase sempre com um piso que endureceu em muito a prova. As paisagens, fenomenais, e na passagem pelas aldeias de Proença a Velha e Idanha a Velha, principalmente nesta última, muita gente a ver e a apoiar. Fiquei fã dos trilhos da Raia! Eh eh!




Prestação:

Nas minhas últimas provas, como já referi neste blog, tinha andado a sentir um cansaço anormal, por isso, fiz uma semana de descanso activo, onde não deixei de treinar, mas os treinos tiveram menor intensidade, e de seguida, da semana imediatamente anterior à prova, então sim, aumentei novamente o ritmo, e cheguei ao dia da prova na expetativa de não sentir novamente o tal cansaço. Pois assim foi! Apesar de um stress mesmo antes do início da partida, o que me obrigou a sair do meu local de saída, e partir um pouco mais atrás: descobri que no aquecimento tinha passado por onde não devia, e tinha quase 15 picos enormes nas duas rodas Tirei-os, as rodas perderam ar, tive que as encher (o líquido fez o seu papel, e fê-lo muito bem), e no final, ainda descobri que tinha mais uma mão cheia deles pequenos lá enfiados. Isto tudo quando faltavam poucos minutos para a partida. Já não estava para me chatear, e confiei que corresse bem, o que acabou por acontecer! Tirando uma pequena quebra durante alguns kms antes da separação entre os 75 e os 50, consegui imprimir um ritmo alto toda a prova, principalmente após a separação, quando deixei de ter tanta confusão à minha volta. Acabei por conseguir uma classificação que considero muito boa, e talvez a minha melhor de sempre: 37º em 405 atletas nos 50km. Ainda referir a prova do meu amigo Pedro Morgado, que apesar de alguns problemas mecânicos, mesmo assim conseguiu um excelente 14º lugar! Muito bem!




Para finalizar em beleza, uma conversa e uma foto com o grande campeão Marco Chagas!

Sem comentários:

Enviar um comentário